19 de jun - 2015

Tags

Surf nas Olimpíadas!

O presidente da ISA (International Surfing Association) enviou um pedido formal ao Comitê Olímpico internacional pedindo a inclusão do surf como modalidade nas Olimpíadas de Tóquio, no Japão, que acontecem em 2020.

O presidente da ISA (International Surfing Association) enviou um pedido formal ao Comitê Olímpico internacional pedindo a inclusão do surf como modalidade nas Olimpíadas de Tóquio, no Japão, que acontecem em 2020. A informação foi publicada em uma reportagem no site da revista Surfer.
Fernando Aguerre tenta há mais de 20 anos incluir o surf nas Olimpíadas, mas não conseguiu convencer o comitê por não existirem piscinas de ondas com tecnologia confiável. Aguerre atualmente está bancando o desenvolvimento dessas tecnologias.
“A primeira tentativa oficial de incluir a modalidade nas Olimpíadas de Tóquio aconteceu em 2011, mas o principal motivo que impediu isso de acontecer antes foi a falta de tecnologia”, explicou Aguerre. “Mas felizmente essa tecnologia já existe, e hoje podemos ter ondas de nível internacional mesmo longe do mar”. Aguerre está se referindo à piscina de ondas Wavegarden, que fica localizada no País Basco.
A reportagem da Surfer aproveitou para conversar com atletas e jornalistas sobre a ideia de incluir o esporte nas Olimpíadas. Entre os entrevistados está Gabriel Medina, que disse que adoraria surfar nos jogos. “Seria uma honra poder representar o meu país. Além disso, seria alucinante ter um time de brasileiros competindo contra outros países. É claro que venceríamos (risos)! Espero que aconteça”.
Existem outras dificuldades em implantar o esporte nas Olimpíadas, como critério de julgamento, regulamentações e o custo da construção de piscinas de ondas. Mas a tecnologia já está aqui, e é possível que, em breve, o surf se torne um esporte olímpico.

olympicpool

Newsletter

Novidades direto no seu e-mail. Cadastre-se aqui!

atah.com.br